Lançado o Talend Open Studio 5!

Foi lançada a mais nova versão estável da suite de ferramentas Talend. Dentre as novidades desta versão 5, estão a nova nomenclatura da suite de código aberto, facilitando a percepção do que é pertencente à comunidade de software livre e o que é pertencente à suite comercial.

– Talend Open Studio for Data Integration será agora o nome utilizado para a suite de ETL e integração de dados.
– Talend Open Studio for Data Quality será o nome do anteriormente chamado Open Profiler, a ferramenta de qualidade de dados da Talend.
– Talend Open Studio for MDM será o nome utilizado pelo anteriormente chamado MDM Community Edition, a ferramenta de Master Data Management da Talend.
– Talend Open Studio for ESB será o novo nome do Talend ESB Studio Standard Edition, a ferramenta de ESB baseada nos projetos de integração Apache Software Foundation.

Dentre as novas funcionalidades da versão 5, estão:

Data Integration

– Suporte a Big Data, ampliando o acesso a tecnologia Hadoop com novos componentes para HDFS, Hive e HBAs, para tirar proveito de tecnologias MapReduce sem a complexidade. Novos componentes HDFS de fluxo de dados de entrada e saida HDFS, Aproveitando o poder de processamento do cluster.

– Mapeamento e manuseio de conteúdo XML aprimorado, permitindo a criação de ‘data services’ complexos e transformaão de XML em estruturas relacionais.

Data Quality

– Adição de jobs de demonstração exemplificando soluções comuns para problemas envolvendo qualidade de dados através de profiling, análises, padronizações e correspondências.

– API Google de Geocodificação permitindo a validação de endereços. A API Google irá corrigir endereços e enriquecer os dados com informações de geocodificação, como latitude e longitude.

Master Data Management

– Designer de Fomulários Customizados permitindo aplicação de javascript ou CSS.

– Master Data Search, permitindo pesquisas por todo o hub MDM em menos de um segundo.

– Gerenciador de hierarquia aprimorado, permitindo gerenciamento recursivo e “arrastar e soltar” através dos nós. Através de um clique em um nó será possível visualizar uma visão composta em uma interface única.

– Importação e exportação de dados através da interface web, permitindo ao usuário importar ou exportar dados para o hub.

Enterprise Service Bus

– IDE Eclipse, agora para Web services, aplicações REST, ‘data services’ e ‘messaging routes’; Permitindo desenvolver, construir, testar e publicar web services java seguros, aplicações REST, ‘data services’ e rotas de mensagens através de um ambiente unificado e de fácil uso.

– Console de deploy, permitindo um rápido deploy de web services, data services, aplicações REST e rotas de mensagens – tudo através de um console centralizado pelo próprio navegador/browser.

Para obter o Talend em sua nova versão, vá até a página de download no site da Talend clicando aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s